Dicas Manutenção Notebooks

Notebook: dicas para aumentar a vida útil do seu computador


Carregados na mochila, do home office para o trabalho, do quarto para a faculdade, os notebooks sofrem. Mas é possível garantir o bom funcionamento e maior durabilidade do seu computador com alguns cuidados. Veja as dicas do Shoptime a seguir.

Transporte com cuidado – Ainda que tenham sido criados para serem portáteis, os notebooks são equipamentos delicados. Uma pancada mais forte pode tirar componentes do lugar ou até danificá-los. Portanto, cuidado ao transportar.

Prefira as mochilas ou bolsas com compartimento acolchoado e no tamanho correto do seu computador. Outra opção é ter uma capa de proteção, para deixar longe a poeira e segurar pequenos impactos. Dentro de uma case, o notebook fica mais seguro.

No carro ou no transporte público, não deixe sua mochila com o notebook solta no banco, pois uma freada brusca vai projetá-la ao piso. E nunca pegue o computador apenas pela tela.

Não deixe superaquecer – Computador na cama em cima do cobertor? Ou na almofada? Nada disso. Como o calor é inimigo do seu computador, cobertores e outros tecidos podem bloquear o fluxo de ar sob a máquina, onde os pequenos apoios costumam criar um espaço de circulação.

O superaquecimento provoca travamentos, reduz a vida útil e pode comprometer o hardware e a bateria. O ideal é trabalhar em uma mesa, mas existem apoios e mesinhas especiais para usar o notebook na cama ou sofá com mais conforto. E para o home office, adquira um apoio com ventoinhas, para baixar a temperatura do equipamento. É só ligar em uma saída USB do computador.

Mantenha a bateria carregada – A medição da bateria de um notebook é feita em ciclos e deixar a carga zerar significa encerrar um ciclo. De acordo com teste realizado pelo site batteryuniversity.com, com 300 ciclos de descarga completa, a bateria perde 30% da capacidade. Então, tente não ficar abaixo dos 20%, para não drenar completamente a bateria.

Faça limpezas rotineiras – Crie uma rotina de limpeza do seu notebook. Para a tela, utilize um pano de microfibra ou 100% algodão seco, passando com leveza em torno do display para tirar a poeira. Para marcas de gordura ou manchas em geral, vale deixar o pano levemente umedecido com água ou algum produto recomendado, do tipo limpa-telas.

Não espirre nenhum produto diretamente na tela ou teclado, para que o líquido não escorra para dentro do equipamento. Não use produtos com amônia, que podem deixar a tela opaca. E não use trapos de tecido ou papel higiênico, que podem riscar o display.

Limpe as entradas e saídas de ar. Essas portas precisam estar livres para não sobrecarregar os componentes do notebook, que podem acabar danificados com o bloqueio do sistema de ventilação. E, antes de começar a limpeza, desligue o notebook.

Uma vez por ano ou a cada dois anos, você pode levar o equipamento para uma assistência técnica para uma manutenção preventiva, limpeza do cooler, conferência dos cabos e encaixes e verificação da pasta térmica, para que ele continue funcionando perfeitamente.

Faça atualizações regulares – Permita as atualizações regulares do sistema operacional e dos aplicativos instalados. Isso vai melhorar a performance e manter o computador funcionando sem bugs. Também execute as ferramentas como Limpeza de Disco e Desfragmentação, pelo menos, uma vez por mês.

Configure o seu antivírus para baixar e instalar as atualizações automaticamente e faça varreduras semanais. Não deixe de fazer backups regularmente.

As atualizações também podem ser no hardware, quando você notar que o notebook está mais lento. Pesquise a possibilidade de aumentar a memória RAM ou investir na troca do seu HD por um drive SSD.

Mantenha líquidos e alimentos longe – Isso é óbvio, mas todo mundo descuida. Evite comer e beber perto do seu notebook. Mesmo que não ocorra um acidente grave, como derramar uma xícara de café no seu equipamento, migalhas de comida ou gotas de um copo gelado podem cair em aberturas do teclado e danificar componentes.

E, se você precisa de um novo notebook, visite o Shoptime para conhecer marcas e modelos de todas as faixas de preços. Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite muitas vantagens na hora de comprar online.

Leave a comment